Por décadas, estações de televisão, canais de notícias e serviços de streaming não tiveram escolha a não ser confiar na tecnologia tradicional para fornecer os gráficos e mapas que suportam a previsão do tempo. Finalmente, há uma solução que remove as dificuldades técnicas e logísticas e facilita o fluxo de trabalho; preparando para o futuro a indústria de previsão do tempo, considerando um cenário de rápida mudança em tecnologia e de eventos globais inesperados.
Um dos maiores problemas que os programas meteorológicos enfrentam é o hardware, que há muitos anos é uma parte essencial da produção. Com soluções gráficas monolíticas, equipamentos dedicados a processos específicos e cara infraestrutura, os previsores contam com uma configuração desajeitada e exagerada para fornecer seus serviços.
As soluções de hardware que têm sido a base da previsão do tempo desde os anos 90 estão se tornando relíquias históricas. Elas são caras, complexas de operar e requerem uma carga de manutenção cada vez maior.
Os sistemas clássicos requerem uma integração absoluta entre gráficos/mapas, hardware e subprodutos de dados; e estão sujeitos a falhas. Quando problemas ocorrem, a complexidade desses sistemas difículta a identificação da origem da falha e, consequentemente, o responsável por resolver o problema.
A inflexibilidade inerente ao sistema e ao fluxo de dados tornam as configurações tradicionais de previsão do tempo difíceis de modernizar. Devido a subcontratados independentes focarem especificamente em certas competências ao longo do processo, problemas podem surgir exatamente onde as plataformas não estão totalmente alinhadas e, como tal, o desenvolvimento contínuo é extremamente complexo.
Com tecnologia ultrapassada e processos inflados, não é de se admirar que as emissoras convencionais só consigam atualizar suas interfaces gráficas a cada 5 a 8 anos. E correm o risco de perder seus clientes para os concorrentes, à medida que as expectativas dos usuários por experiêcias positivas aumentam.
“Stormgeo Studio é um sistema que usa uma infraestrutura híbrida”, diz Ragnvald Moberg, vice-presidente de mídia da Stormgeo,
“ele utiliza nova tecnologia, tornando mais fácil operar, manter e desenvolver o software continuamente, com tecnologias padronizadas bem conhecidas”.
Esses problemas são há muito tempo inerentes a um sistema cada vez mais ultrapassado, o qual limitam a flexibilidade e o dinamismo da indústria. Mas a crise da covid-19 de 2020 colocou as dificuldades em foco. As vulnerabilidades foram exacerbadas quando algumas apresentadoras de previsão do tempo foram forçadas a entregar previsões fora do ambiente do estúdio, tornando o suporte técnico ainda mais complexo do que o normal.
O sistema climático tradicional está pronto para ser atualizado. Felizmente, existe agora uma solução simples e eficaz, que aborda os desafios atuais e traz a previsão do tempo para o futuro.
Stormgeo Studio é um novo modelo para a indústria de previsão do tempo, que remove totalmente a necessidade de um sistema complexo e entrega uma solução intuitiva e completa, em uma era tecnológica de rápida mudança.
“Stormgeo Studio é um sistema que usa uma infraestrutura híbrida”, diz Ragnvald Moberg, vice-presidente de mídia da Stormgeo, “ele utiliza nova tecnologia, tornando mais fácil operar, manter e desenvolver o software continuamente, com tecnologias padronizadas bem conhecidas”. Usando serviços em nuvem por meio do navegador e renderizados localmente, tudo o que é necessário, explica ele, é um computador comum.
Em termos simples, o hardware tradicional e a intrincada rede de suporte tornam-se obsoletos: foram totalmente substituído por um pc ou mac.
Stormgeo Studio elimina a necessidade de recursos de suporte especializado usando tecnologias padrão e acessíveis, como javascript, html5 e webgl. Os gráficos são sobrepostos em qualquer stream, seja over-the-top (ott) ou transmissão de linha fixa. Ele também fornece uma interface intuitiva para meteorologistas editarem rapidamente as previsões para qualquer local, sem a necessidade de alterar os modelos individuais.
Essa hibridização de recursos locais e remotos cria meios de desempenho eficazes e extremamente robustos. O processo é agora rápido e simples.
Utilizando apenas um computador, Stormgeo Studio é definido como um sistema agnóstico - um sistema capaz de operar qualquer plataforma onde o google chrome ou um navegador headless está disponível.
A natureza agnóstica do Stormgeo Studio torna "fácil introduzir, operar e colocar no ar em um tempo muito curto para clientes de qualquer segmento", explica Moberg, incluindo provedores de conteúdo para quem o streaming é uma plataforma nova ou em crescimento. Produtores e apresentadores do clima podem usar uma interface já conhecida, sem a necessidade de treinamento especializado.
Com Stormgeo Studio, estar sempre atualizado não é mais um pesadelo logístico. As atualizações são versionadas e facilmente acessíveis por meio do navegador, eliminando a necessidade de acesso à representantes locais ou sistemas operacionais. Todo o sistema é simplificado e de fácil manutenção. O desenvolvimento contínuo torna-se um procedimento rápido e sem esforço.
Todas as tendências apontam para um maior crescimento em soluções de software e plataformas baseadas em ip ou web, em vez da configuração monolítica que tem sido o base da indústria. Stormgeo Studio permite que a previsão do tempo mude com o tempo, disponível não apenas para emissoras de nível 1, mas também para editores digitais e ott.
Além disso, Stormgeo Studio é um modelo de conteúdo como serviço (content-as-a-service - caas), com gráficos, inteligência meteorológica e playout agrupados em uma solução e fornecido com opções de assinatura para atender às necessidades do analista.
O modelo de assinatura não apenas dá aos clientes controle sobre os custos, dependendo dos requisitos de uso, mas ao remover a dependência de subcontratados, o foco agora passa a ser a disseminação de conteúdo meteorológico de alta qualidade.
O sistema caas é o futuro de serviços de previsão do tempo em toda a cadeia. O serviço Stormgeo caas faz uso avançado de gráficos, como sobreposições interativas, disponíveis para o público em vários canais.
Como categoria, os serviços de assinatura já são extremamente populares em canais conhecidos, como o youtube e as redes sociais. Stormgeo Studio está expandindo este modelo para previsão do tempo, causando um salto à frente na forma como a história do tempo é contada, com gráficos, sobreposições e imagens proporcionando a melhor experiência possível ao espectador.
Com as dificuldades enfrentadas na transmissão durante 2020 e a incerteza contínua em torno da covid-19, sem mencionar a crise que se aproxima com as mudanças climáticas, as emissoras precisam de uma solução para proteger a prestação de serviços, seja qual for o futuro. A introdução do Stormgeo Studio como um sistema robusto e flexível não poderia ser mais oportuna.
Stormgeo Studio garante desempenho direto e confiável para transmissões em estúdio e ao ar livre, apoiando e facilitando a produção para talentos operacionais e climáticos, e oferecendo interesse para os espectadores, mesmo durante eventos sem precedentes.
E, à medida que as expectativas do consumidor continuam a crescer, a experiência de visualização pode ser aprimorada para adicionar sobreposições personalizadas e interatividade em tempo real.
Stormgeo Studio é o serviço definitivo para a previsão do tempo do futuro. Ele substitui uma operação desatualizada, difícil de manejar e cara por um serviço à prova de futuro, flexível e de baixo custo, que oferece confiabilidade e uma experiência empolgante ao usuário.