• Media
  • Tecnologia em nuvem revoluciona industria de previsão do tempo
Cloud based Technology Taking Weather by Storm

Tecnologia em nuvem revoluciona industria de previsão do tempo

Por décadas, estações de televisão, canais de notícias e serviços de streaming não tiveram escolha a não ser confiar na tecnologia tradicional para fornecer os gráficos e mapas que suportam a previsão do tempo. Finalmente, há uma solução que remove as dificuldades técnicas e logísticas e facilita o fluxo de trabalho; preparando para o futuro a indústria de previsão do tempo, considerando um cenário de rápida mudança em tecnologia e de eventos globais inesperados.

Hardware tem dificultado a evolução do tempo?

Um dos maiores problemas que os programas meteorológicos enfrentam é o hardware, que há muitos anos é uma parte essencial da produção. Com soluções gráficas monolíticas, equipamentos dedicados a processos específicos e cara infraestrutura, os previsores contam com uma configuração desajeitada e exagerada para fornecer seus serviços.

As soluções de hardware que têm sido a base da previsão do tempo desde os anos 90 estão se tornando relíquias históricas. Elas são caras, complexas de operar e requerem uma carga de manutenção cada vez maior.

Um fluxo de trabalho frágil

Os sistemas clássicos requerem uma integração absoluta entre gráficos/mapas, hardware e subprodutos de dados; e estão sujeitos a falhas. Quando problemas ocorrem, a complexidade desses sistemas difículta a identificação da origem da falha e, consequentemente, o responsável por resolver o problema.

Desafios de dados

A inflexibilidade inerente ao sistema e ao fluxo de dados tornam as configurações tradicionais de previsão do tempo difíceis de modernizar. Devido a subcontratados independentes focarem especificamente em certas competências ao longo do processo, problemas podem surgir exatamente onde as plataformas não estão totalmente alinhadas e, como tal, o desenvolvimento contínuo é extremamente complexo.

Com tecnologia ultrapassada e processos inflados, não é de se admirar que as emissoras convencionais só consigam atualizar suas interfaces gráficas a cada 5 a 8 anos. E correm o risco de perder seus clientes para os concorrentes, à medida que as expectativas dos usuários por experiêcias positivas aumentam.

Adicione uma pandemia global ...

Esses problemas são há muito tempo inerentes a um sistema cada vez mais ultrapassado, o qual limitam a flexibilidade e o dinamismo da indústria. Mas a crise da covid-19 de 2020 colocou as dificuldades em foco. As vulnerabilidades foram exacerbadas quando algumas apresentadoras de previsão do tempo foram forçadas a entregar previsões fora do ambiente do estúdio, tornando o suporte técnico ainda mais complexo do que o normal.

Uma solução no horizonte

O sistema climático tradicional está pronto para ser atualizado. Felizmente, existe agora uma solução simples e eficaz, que aborda os desafios atuais e traz a previsão do tempo para o futuro.

Stormgeo Studio é um novo modelo para a indústria de previsão do tempo, que remove totalmente a necessidade de um sistema complexo e entrega uma solução intuitiva e completa, em uma era tecnológica de rápida mudança.

Tecnologia em nuvem, capacidade local

“Stormgeo Studio é um sistema que usa uma infraestrutura híbrida”, diz Ragnvald Moberg, vice-presidente de mídia da Stormgeo, “ele utiliza nova tecnologia, tornando mais fácil operar, manter e desenvolver o software continuamente, com tecnologias padronizadas bem conhecidas”. Usando serviços em nuvem por meio do navegador e renderizados localmente, tudo o que é necessário, explica ele, é um computador comum.

Em termos simples, o hardware tradicional e a intrincada rede de suporte tornam-se obsoletos: foram totalmente substituído por um pc ou mac.

Stormgeo Studio elimina a necessidade de recursos de suporte especializado usando tecnologias padrão e acessíveis, como javascript, html5 e webgl. Os gráficos são sobrepostos em qualquer stream, seja over-the-top (ott) ou transmissão de linha fixa. Ele também fornece uma interface intuitiva para meteorologistas editarem rapidamente as previsões para qualquer local, sem a necessidade de alterar os modelos individuais.

Essa hibridização de recursos locais e remotos cria meios de desempenho eficazes e extremamente robustos. O processo é agora rápido e simples.

Nenhum hardware especializado

Utilizando apenas um computador, Stormgeo Studio é definido como um sistema agnóstico - um sistema capaz de operar qualquer plataforma onde o google chrome ou um navegador headless está disponível.

A natureza agnóstica do Stormgeo Studio torna "fácil introduzir, operar e colocar no ar em um tempo muito curto para clientes de qualquer segmento", explica Moberg, incluindo provedores de conteúdo para quem o streaming é uma plataforma nova ou em crescimento. Produtores e apresentadores do clima podem usar uma interface já conhecida, sem a necessidade de treinamento especializado.

Com Stormgeo Studio, estar sempre atualizado não é mais um pesadelo logístico. As atualizações são versionadas e facilmente acessíveis por meio do navegador, eliminando a necessidade de acesso à representantes locais ou sistemas operacionais. Todo o sistema é simplificado e de fácil manutenção. O desenvolvimento contínuo torna-se um procedimento rápido e sem esforço.

Todas as tendências apontam para um maior crescimento em soluções de software e plataformas baseadas em ip ou web, em vez da configuração monolítica que tem sido o base da indústria. Stormgeo Studio permite que a previsão do tempo mude com o tempo, disponível não apenas para emissoras de nível 1, mas também para editores digitais e ott.

Modelo de conteúdo como serviço

Além disso, Stormgeo Studio é um modelo de conteúdo como serviço (content-as-a-service - caas), com gráficos, inteligência meteorológica e playout agrupados em uma solução e fornecido com opções de assinatura para atender às necessidades do analista.

O modelo de assinatura não apenas dá aos clientes controle sobre os custos, dependendo dos requisitos de uso, mas ao remover a dependência de subcontratados, o foco agora passa a ser a disseminação de conteúdo meteorológico de alta qualidade.

O sistema caas é o futuro de serviços de previsão do tempo em toda a cadeia. O serviço Stormgeo caas faz uso avançado de gráficos, como sobreposições interativas, disponíveis para o público em vários canais.

Como categoria, os serviços de assinatura já são extremamente populares em canais conhecidos, como o youtube e as redes sociais. Stormgeo Studio está expandindo este modelo para previsão do tempo, causando um salto à frente na forma como a história do tempo é contada, com gráficos, sobreposições e imagens proporcionando a melhor experiência possível ao espectador.

Confiabilidade em tempos de constante mudança

Com as dificuldades enfrentadas na transmissão durante 2020 e a incerteza contínua em torno da covid-19, sem mencionar a crise que se aproxima com as mudanças climáticas, as emissoras precisam de uma solução para proteger a prestação de serviços, seja qual for o futuro. A introdução do Stormgeo Studio como um sistema robusto e flexível não poderia ser mais oportuna.

Stormgeo Studio garante desempenho direto e confiável para transmissões em estúdio e ao ar livre, apoiando e facilitando a produção para talentos operacionais e climáticos, e oferecendo interesse para os espectadores, mesmo durante eventos sem precedentes.

E, à medida que as expectativas do consumidor continuam a crescer, a experiência de visualização pode ser aprimorada para adicionar sobreposições personalizadas e interatividade em tempo real.

Stormgeo Studio é o serviço definitivo para a previsão do tempo do futuro. Ele substitui uma operação desatualizada, difícil de manejar e cara por um serviço à prova de futuro, flexível e de baixo custo, que oferece confiabilidade e uma experiência empolgante ao usuário.

Veja StormGeo Studio por si mesmo, entre em contato com um de membros da equipe StormGeo.